#2 Lá vamos nós… o que é um objeto editoral?

Rafaela Silva
3 min readDec 4, 2020

--

No texto passado, escolhi um verbete relacionado a autoria, essa semana vou falar um pouquinho mais sobre o objeto editorial e mostrar como ambos estão interligados. Para isso, contarei com a dissertação “Ver o livro como buraco negro” do mestre e pesquisador Gustavo Primo, além das aulas expostas pela Professora Luciana Salazar Salgado.

Primeiro precisamos compreender um pouco mais sobre o que é objeto editorial, basicamente o objeto editorial que pode ser chamado de objeto técnico é quando pensamos no processo de publicação de algum livro, revista ou algo relacionado, acreditamos muito das vezes que esse processo é rápido e muito fácil, não é? No entanto, existem diversos processos em uma publicação, é aí que entra o objeto editorial.

O objeto editorial estão ligados a uma cadeia criativa e uma cadeia produtiva em que compõem técnicas e normas, sendo administradas por diferentes autores, desde o planejamento de um objeto, sendo a preparação de um texto, a revisão, diagramação, desenhos, gráficas e etc. Esse objetos apontam diretamente para uma autoria.

Como vocês podem ter lido, o objeto editorial é muito importante para as editoras. Segundo Dominique Maingueneau (2006), “As mediações materiais não vêm acrescentar-se ao texto como “circunstância” contingente, mas intervêm na própria constituição de sua “mensagem.”

Dessa forma, o objeto editorial para o qual decidi propor uma reedição é uma fanfic que particularmente gosto muito, a fanfic é relacionada aos membros do grupo coreano BTS, tendo como foco os personagens Kim Taehyung e Jeon Jungkook.

Fanfic Incógnito postada na plataforma wattpad

O título

Confesso que quando bati o olho no título ele já me chamou a atenção suficiente para mim querer ler, querendo ou não a autora soube usar de forma que chamasse bem a atenção, fazendo com que as pessoas ficassem instigadas a lerem a historia.

No título não conseguimos saber quem dos dois personagens que estão na capa é um incógnito, deixando ainda mais os leitores curiosos sobre o tema consequentemente com a historia.

No entanto, o título pode apenas se basear em uma particularidade ou qualidade de um dos personagens.

A capa

A capa evidencia que a historia será em torno de dois homens, as letras em volta deles e o pincel referindo a uma pintura dá a entender um pouco mais sobre a personalidade dos personagens, talvez um goste de pintar e o outro goste de escrever? Ou esses objetos em volta só faz parte do design para complementar a capa e ficar ainda mais bonito?

A proposta de reedição

Visto isso, minha proposta, ainda não está totalmente elaborada, gira em torno em saber mais sobre a autoria da escritora, como vimos no texto anterior sobre o que é autoria. Sabe-se que os personagens dá historia existem, são cantores mundialmente conhecidos, os personagens da historia tem alguma similaridade com os da vida real? Como a escritora conseguiu dar uma personalidade totalmente distintas para essas pessoas existentes?

Fanfic: https://www.wattpad.com/story/121867047-inc%C3%B3gnito-vkook-conclu%C3%ADda

PRIMO, Gustavo. Ver o livro como buraco negro: a formalização material da Antologia da Literatura Fantástica, de Bioy Casares, Borges e Ocampo. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) — Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

--

--