#3 Literatura?

Rafaela Silva
2 min readDec 11, 2020

--

O que é literatura? Ao pensar nesse assunto o que vem em minha cabeça é livros do Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa e entre outros, além de pensar neles, esses me fazia ter um pouco de receio, já que passei meu ensino médio inteiro tentando ler seus livros, mas não conseguia ler da mesma facilidade que conseguia ler o livro do Crepúsculo.

Se você pensa assim como eu, tem algo que gostaria de falar sobre literatura que é muito mais que esses livros citados dos autores acima, literatura é muito mais que isso.

Aprendi isso agora! Vamos juntos entender sobre isso um pouquinho?

Com base na discussão do quarto encontro da disciplina de Discurso Literário: Criação, Edição e Consumo ministrada pela professora Luciana Salgado, o campo literário abrange muitos campos, abrange tudo aquilo que constituem um dizer, como por exemplo, o rap, batalha de rima, slam, uma poesia, um conto e até mesmo uma fanfic, eles partem de discursos constituintes.

Mas o que é um discursos constituintes? Para Dominique Maingueneau, discursos constituintes são discursos que se colocam no mundo como originário, como se ele não existisse, como se nada tivesse acontecido antes dele, sendo assim o mundo literário é um campo discursivo.

Portanto, com as aulas expostas pela professora Luciana Salgado, foram baseadas no conceito de interlíngua segundo Dominique Maingueneau, que afirma que a língua não é só uma e não possui apenas um uso, podendo existir dentro de uma só língua outras línguas. Com isso, o mundo literário não pode ser considerado como algo incontestável, sólido ou imutável.

SALGADO, Luciana Salazar. Autores, leitores, leituras. In: cadernos da UFF, N. 38, p. 217–238, 2009. Disponível em:<https://lucianasalazarsalgado.files.wordpress.com/2020/11/leitores-autores-leituras-cadernos-da-uff.pdf>. Acesso em: 10.dez.2020.

--

--